As pequenas e médias empresas serão o motor da retomada do crescimento da economia

 

DANDO A VOLTA POR CIMA – CRESCIMENTO PÓS PANDEMIA

 

As expectativas quanto ao planejamento e crescimento da Economia em 2020 foram impactadas com o surto do coronavirus nos primeiros meses do ano. Em alguns casos, as projeções antes positivas se tornaram previsões de crescimento próximas a zero..

 

Hoje, com a crise internacional e a recessão que está a caminho devido a paralisação dos meios de produção em todo o mundo, muitas incertezas pairam sobre os investidores, acionistas e também sobre não investidores. Afinal, como deverá ser a retomada da economia brasileira e mundial pós pandemia?

 

De acordo com a associação econômica da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), as pequenas e médias empresas (PMEs) tendem aserem as mais prejudicadas com as medidas de segurança contra o vírus, como o isolamento e a quarentena. Dentre os motivos estão a interferência no volume de vendas, a estrutura de negócios (nem todas as empresas têm facilidade em, por exemplo, aderir a práticas como home office), com limitações extremas em captar recursos e manter seu nível de serviço, o impacto dos custos é inevitável e as decisões a serem tomadas ficam cada vez mais delicadas e cruciais a sua sobrevivência e continuidade.

 

Mesmo com esse cenário complicado, nós da Arca Business Opportunities buscamos saídas e meios para que seus negócios continuem mais saudáveis e rentáveis.

 

Acreditamos que a diversificação e atuação no mercado para acessar o consumidor final neste momento devem ser melhor estudadas e repensadas para que seu produto ou serviço esteja melhor adequado para que atenda as atuais, eventuais e futuras necessidades seja na mudança do portfólio, serviço, canais de distribuição, marketing e comunicação.

 

Robson Bertolini

Diretor de Negocios Arca Business & Opportunities